quarta-feira, 15 de agosto de 2012

1º Inimigo do lutador: A balança!

Para os lutadores de MMA existe um inimigo e uma luta antes mesmo de entrar no Octógono. Isso mesmo, a balança!

José Aldo no momento da pesagem Oficial

Nosso blog vem trazer para vocês leitores este fato, o qual todos os lutadores passam antes de uma luta. Como exemplos podemos citar alguns campeões: Anderson Silva em sua fase de treinos pesa cerca de 100Kg e no momento da pesagem que é 24 h antes da luta necessita estar com 84Kg, perdendo incríveis 16Kg, já José Aldo que luta na categoria até 66Kg fica em seus treinos com 77Kg, isso mesmo perde 11Kg! Também podemos citar o falastrão Chael Sonnen que precisa perder cerca de 18Kg antes de seus combates.

Sonnen no momento da pesagem

Sonnem entrando no combate nitidamente mais pesado e forte.

Bom ao ler isso muitos podem ficar revoltados, pois já tentaram fazer inúmeras dietas e sacrificar muitas calorias e não chegaram a perder isso em meses. Muita calma nessa hora meus caros! Existem muito fatores envolvidos nessa perca drástica de peso e algumas técnicas, a mais usada entre os lutadores é a desidratação e a restrição calórica.

Como são exigidos ao máximo em seus treinamentos e queimam calorias como uma locomotiva, é normal que ao aderirem uma dieta de baixa quantidade calórica ou redução de carboidratos reduzem de forma rápida o peso corporal, e complementando a dieta e o quilogramas ainda indesejados para a pesagem realizam a desidratação do corpo, em saunas e banheira de água quente, chegando até mesmo não tomar nenhum líquido no dia da pesagem oficial.

Alguns treinadores afirmam que o lutador consegue recuperar cerca de 70% do peso perdido do momento da pesagem ao início da luta, e que por estarem ainda mais leves que o convencional isso os auxiliam no ganho de velocidade durante o combate. Obviamente exite a individualidade biológica de cada atleta, que possibilita maior facilidade ou dificuldade na perda de peso, e o quando vão necessitar desidratar ou regrar a dieta varia de cada atleta.

Contudo, este método implica em deixar os lutadores com a imunidade muito baixa, sendo mais vulneráveis a doenças, inclusive lutando com febre, amidalite e afins, além também de exigir muito dos rins e intestino. Portanto crianças, não tentem fazer isso em casa e sem o acompanhamento correto.

Com tantas restrições e sacrifícios podemos dizer que o primeiro inimigo a ser vencido está um dia antes do combate, e precisamos admirar este sacrifício realizado para nos proporcionar sempre um belo espetáculo.

Um comentário:

  1. Excelente post, hein? É muito bacana saber como eles fazem isso e o sofrimento que eles passam...

    ResponderExcluir