sexta-feira, 27 de julho de 2012

Mudanças de categoria: Uma alternativa ou solução?

Para os fãns de MMA trazemos hoje uma curiosidade. Falaremos hoje sobre a mudança de categoria de alguns lutadores da organização UFC.

Podemos obeservar que ao passar dos anos alguns lutadores diminuem ou aumentam o peso buscando novos ares em categorias diferentes, almejando sempre um desempenho melhor ou até mesmo fugindo de um eterno segundo lugar, assim sendo podemos observar casos bem sucedidos e alguns fracassos. Dentre tais lutadores sepramos alguns, vejam:


Demain Maia
O primeiro que podemos citar é o recém chegado a categoria Meio-Médio(77Kg) Demiam Maia, o brasileiro que até mesmo já disputou o cinturão da categoria Médio (84Kg) contra Anderson, sempre se mostrou muito forte na luta de chão e evolução no seu Boxing, mas nunca obteve sucesso devido seu porte físico digamos inferior ao da categoria e assim não sendo tão contundente em seus ataques no striking. Logo como uma alternativa desceu de categoria para tentar nova vida e possivelmente ter mais sucesso que na categoria acima, em nossa opinião foi uma decisão certa de Maia pois não possui tanta dificuldade para controlar o novo peso e seu biotipo pode ser mais aproveitado.

Urijah Faber
Outro Lutador "famoso" que optou pela troca de categoria foi o recém derrotado na disputa do cinturão interino da categoria Galo (61Kg) Urijah Faber. O "California Kid" chegou ao título da categoria Pena (65Kg) no WEC (evento comprado pelo UFC) até encontrar o fenômeno José Aldo atual campeão dos penas no UFC, encontrada dada dificuldade o mesmo optou em descer de categoria para retomar o rumo ao cinturão, porém em contra partida reencontrou outro desafeto o campeão Dominick Cruz, para o qual Faber também perdeu. Mostrando que as vezes descer de categoria não é tanta garantia de novo titulo, mesmo assim Faber é um dos tops da categoria.


Kenny Florian
Ainda falando de americanos podemos citar Kenny Florian, lutador duro mas que nunca se fixou como temido junto aos outros da categoria, até mesmo porque desde 2002 até 2011 flutuou por 4 categoria diferentes, o mesmo saiu dos Médios (84Kg) e agora luta e até mesmo desafiou o título dos Penas(65Kg). Digamos que Florian ainda não encontrou sua categoria para lutar, apesar de que sempre realizou boa apresentações independente do peso em que se encontrava.


Rashad Evans
E para não se estender mais finalizamos com Rashad Evans, e enfim um resultado positivo entre os citados sobre a alternancia de Peso. Rashad entrou para o UFC vencendo a segunda edição do TUF(The Ultimate Figther) americano na categoria Pesado (120Kg), mas devido ao sua envergadura menor do que a maioria dos lutadores pesados optou por lutar no Meio-Pesado (93Kg), opção bem feita já que Evans circula entre os tops da categoria e em tal categoria obeteve o Triunfo de Campeão invicto (perdendo depois para o brasileiro Lyoto Machida).

Vale salientar que o UFC estuda algumas vezes casar lutas entre lutadores de categorias diferentes para vender um ótima quantidade de Pay-per-view e renda aos fãns momentos de êxtase e imensa ansiedade para visualizar um combate épico. Caso que é estudado a um bom tempo em realizar um combate entre Andersom Silva vs Georges-St.Pierre.

Entre alguns exemplos podemos perceber que em grande maioria os lutadores optam por descer de categoria almejando serem superiores por aglum atributo mostrado que não era suficiente para se firmatem na atual categoria. Esta alternativa pode ser a solução para alguns lutadores e frustação para outros, mas nesta dança de categorias podemos encontrar muitos lutadores realizando boas lutas e fazendo o MMA crescer mais e mais. E a equipe Além de Socos estará aqui para realizar sempre análises e criticas sobre o assunto.

2 comentários:

  1. mto boa a análise... só aconselho novamente a tomar cuidado na revisão do texto galera. Na pressa d escrever, alguns pontos saíram errado ou sem sentido. abs

    ResponderExcluir