segunda-feira, 9 de julho de 2012

UFC 148 Evento marcado por lutas regulares e resultados esperados

Chegamos ao fim de mais um evento do UFC e com ele podemos observar as boas lutas apresentadas, os resultados já dentro do esperado e a manutenção do cinturão dos Pesos Médios, ainda com Anderson Silva. Vamos checar agora o que pode ser ressaltado da noite do último sábado.

Ivan Menjivar vs Mike Easton:
Bom chute aplicado por Mike Easton

Por se tratar de uma luta dos Pesos Galos não se esperava nenhum nocaute ou golpes mais duros, mas em compensação queríamos uma luta com mais movimentação, agilidade e com demonstrações apuradas de técnicas de luta.
O que vimos foi na verdade uma luta um tanto lenta e cansativa, que terminou com a decisão unânime dos juízes a favor de Easton (assim como o Blog havia previsto). Fica a esperança da demonstração de mais ação em sua próxima apresentação.

Chad Mendes vs Cody Mckenzie:

Golpes aplicados por Mendes na rápida vitória
Havia uma grande ambição por ver esse confronto pois era o encontro de dois lutadores muito bons em suas escolas de luta (Chad é Wrestler e Cody ótimo em Jiu Jitsu), porém o embate acabou antes mesmo de começar.
Logo no começo da luta Mendes se aproveitando da brecha dada por Mckenzie após um chute e colocou um ótimo contra-ataque o fazendo desabar e ficar a mercê de um ground and pound para luta ser finalizada.
O esperado de Chad que só tem uma derrota em seu cartel justamente para o campeão José Aldo.

Dong Hyun Kim vs Demian Maia:

Demian comemora a vitória com seu oponente
ainda caído ao seu lado machucado
Mais uma luta que foi extremamente rápida, porém o resultado surpreendeu a todos os espectadores e pode-se dizer que foi surpresa até para o Vencedor, o brasileiro Demian Maia.
Quando a luta começou Demian sabia que teria maiores chances de vencer se ficasse por cima de seu adversário, devido às qualidades técnicas de ambos, o coreano conseguiu aplicar uns socos em Demian, mas o brasileiro conseguiu o segurar que quando eles caíram o coreano estava numa posição ruim e machucou as costelas gritando para que o combate acabasse. A luta durou apenas 47seg.

Cung Le vs Patrick Cote:

Um dos famosos chutes de Cung Le
Para uma luta na qual esperava-se trocação do início ao fim não fomos desapontados e Cung Le pôde mostrar porque é dono de um cartel invicto no Kickboxing.
Desde o início da luta Le mostrava mais movimentação e um show de chutes (frontais, laterias e rodados), e tudo isso para ao mesmo tempo que marcava seus pontos mantinha seu oponente longe, a estratégia realmente funcionou.
Nota: É importante Le começar a pensar em aposentadoria pois mesmo tendo uma ótima apresentação no meio do terceiro round já demonstrava cansaço e isso o fez passar por um mal momento no fim deste round.

Forrest Griffin vs Tito Ortiz:

Griffin golpeia Tito Durante a luta
Todos os fãs de Tito Ortiz esperavam que ele tivesse uma atuação majestosa em sua última apresentação no UFC, mas sabíamos que seria difícil, no fim ele terminou com a derrota porém Griffin mostrou toda a sua infantilidade no final do combate.
Ambos nem pensaram em levar a luta para o chão e acreditaram que talvez pudessem liquidar com o embate em pé, porém no fim do segundo round ambos cansaram e a luta se arrastou com dificuldade até o fim do terceiro round, com leve superioridade de Griffin em todo o combate e um bom momento de Tito apenas no fim, mas já era tarde demais sua última derrota no Ultimate estava selada.
A surpresa ficou a cargo de Forrest que ao ouvir o último soar do gongo saiu do Octógono correndo rumo ao vestiário, depois foi persuadido por seu córner a retornar e ouvir a decisão dos juízes a seu favor.

Anderson Silva vs Chael Sonnen:

Segundos antes do árbitro parar a luta e declarar a vitória de Spider
Para a luta mais esperada do ano até o momento (pelo menos entre os brasileiros) estava havendo muita especulação, inclusive pelas afeições dos lutadores que ao entrarem no Octagon mostraram-se tenso, anciosos e preocupados.
Primeiro round: Logo de início Chael mostrou porque estava ali desafiando o cinturão novamente, pegou o Anderson de surpresa não trocando um só golpe com ele e o levando pro solo (inicialmente não gostei do que vi, mas a técnica usada por Sonnen foi perfeita e praticamente indefensável). Anderson por sua vez havia treinado para lutar naquela posição incômoda e segurou o oponente não se cansando fazendo força para sair, mas também não deixando Sonnen causar dano algum.
Segundo round: Agora que Anderson sabia o que Sonnen faria novamente e se defendeu da luta agarrada e das tentativas de quedas, então Sonnen achou que poderia ter alguma chance na trocação começou a apanhar. Anderson ficou livre e lutando da forma que mais gosta (andando para trás e encaixando contra-golpes).
Quando Chael encuralou Anderson nas grades tentou aplicar um golpe muito utilizado por Jon Jones e que havia treinado muito (o Soco Rodado), mas Anderson com uma agilidade incrível saiu do golpe e Sonnen caiu, depois disso não há palavras para descrever a cena linda do castigo aplicado pelo Spider, é melhor assistirem aos melhores momentos no link abaixo.


Nota: Houveram alguns questionamentos sobre a joelhada aplicada por Anderson em Sonnen ser ilegal, porém ilegais são golpes com os pés (ou joelhos) na cabeça do adversário enquanto ele está com pelo menos uma das mãos no chão, mas na luta em questão a joelhada foi no peito de Sonnen, sendo assim um golpe válido.

2 comentários:

  1. Gostei bstante desta edição do UFC, as lutas foram boas e os resultados são interessantes..
    Demian Maia surprienteu, mas ainda não mostrou muita coisa nessa categoria, mas foi estranho mesmo na hora que ele parou de bater, mesmo estando em cima, mas um machucado esplica bem isso.... rs
    A luta do século foi mesmo interessante, goste de ver a calma do Spider na luta, sem se afobar nem nada... tudo bem pensado...

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a edição e melhor ainda as análises de vcs

    ResponderExcluir